quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arte Negra Rebelada - Artistas de Salvador vão às ruas na próxima sexta-feira.





Arte Negra Rebelada
Artistas da cidade de Salvador vão às ruas na próxima sexta-feira lutar contra o genocídio da cultura negra.

Acontece em Salvador, no dia 26 de agosto de 2011, o ato público Arte Negra Rebelada com artistas de diversos segmentos, como teatro, dança, música, além de representantes do movimento negro. A concentração ocorrerá às 13h30min, na escadaria do “Gerônimo”, no Pelourinho e segue até o Palácio Rio Branco, na rua Chile, em frente a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Organizado pelo Fórum de Performance Negra da Bahia, que representa cerca de 35 grupos, entre Cias de Teatro e Dança Negros em todo Estado, junto a outros grupos e ativistas do movimento negro, o ato tem intenção de chamar atenção da sociedade civil e autoridades sobre a situação da arte negra no Estado e no país, no caso a ausência de políticas públicas efetivas para esta parcela da população.

A Arte Negra Rebelada, uma manifestação cultural que irá acontecer pelas ruas do Pelourinho, mostrará para a sociedade a sua cara preta, pois a arte também deve refletir a identidade de seu povo. Através de recital de poesia, música e dança, os artistas irão cobrar e propor ao Estado políticas públicas para a arte negra. Para que não aconteça um extermínio cultural é preciso dinamizar a cultura nacional, fortalecendo as identidades sem subordinar às diversidades. Para tanto, durante o percurso será lido um manifesto produzido pelo coletivo com dados concretos que afirma que o povo negro brasileiro está fora da cena, porém este povo existe e está pronto para o diálogo com as autoridades competentes e com a sociedade civil.

No contexto que se encontra o país, aproveitando que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes e sabendo que Salvador é a cidade com o maior contingente negro fora da África com 87% de população negra, se faz necessário reconhecer a composição expressiva de artistas negros que aqui vivem e produzem trabalhos magníficos. Um exemplo desse não reconhecimento que é nos últimos 20 anos os grupos de formação negra do estado da Bahia que receberam incentivo do Estado para produção artística em teatro, ao longo de duas décadas, não ultrapassam o número de cinco. Por tanto, é necessário parar de inviabilizar as produções negras e valorizar esse trabalho feito com profissionalismo e amor disponibilizando todo o suporte que precisam.

Serviço
O Quê: Ato Público Arte Negra Rebelada
Quando: 26 de agosto de 2011 (sexta-feira)
Onde: Concentração na escadaria de “Gerônimo”, no Pelourinho e segue até o Palácio Rio Branco, na rua Chile, em frente a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Contato
Assessoria de Imprensa: jornalista Camila de Moraes – DRT 14.833 – (71) 8127-7035 ou (71) 9302-3921


--
Camila de Moraes
Tim - (71) 9302-3921 / Claro - (71) 8127-7035
http://palavrasenegrecidas.blogspot.com/
Jornalista - Registro Profissional 14.833
@CamiladeMoraes / Skype:camila4p

Nenhum comentário:

Postar um comentário