segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Plano Municipal de Cultura de Ilhéus




Temos menos de dois meses para tecer comentários, criar novas diretrizes, estabelecer outras metas ou sugerir estratégias diferenciadas para o Plano Municipal de Cultura de Ilhéus. A Consulta Pública - a primeira na história da Cultura no interior da Bahia - fica aberta até 20 de dezembro de 2011.
Com ela, objetiva-se criar um Plano que esteja em total sintonia com o Plano Nacional de Cultura - PNC. Isto significa dizer que devemos "falar a mesma língua" e comungar com os mesmos objetivos, resguardando as devidas proporções, interesses e desigualdades socioculturais.
É preciso garantir que os recursos alocados para a Cultura, sejam, de fato e de direito, repassados. E, uma vez à disposição, que eles sejam distribuídos e descentralizados de maneira igualitária para todos os setores.
Nunca, na história de Ilhéus, conseguimos 1% de recursos para serem usados na Cultura. Apesar do ano de 2010 ter um orçamento ímpar, a Fundação Cultural de Ilhéus recebeu apenas 0,46%dos recursos. Destes, somente 0,15% foi usado em projetos, eventos e apoios diretos à grupos e artistas.
Eis os principais desafios do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus:
1. Reconhecer a diversidade cultural ilheense.
2. Assegurar a cidadania cultural e a acessibilidade.
3. Fortalecer a economia e a auto-sustentabilidade da Cultura.
4. Compreender a educação e a comunicação como dimensões fundamentais da Cultura.
5. Desenvolver uma política diversificada e eficaz de financiamento da cultura.
A Associação Culttural Negra Raiz apoia esta iniciativa e contribuirá na construção deste Plano. Você também é parte deste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário