quarta-feira, 31 de julho de 2013

REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS E SAÚDE REALIZA ENCONTRO EM ILHÉUS – BA PARA CRIAÇÃO DE NÚCLEO DA REDE EM ILHÉUS E LANÇAMENTO DE VIDEO DOCUMETERIO.

O encontro da  Rede Nacional  de Religiões Afro  - Brasileiras e Saúde em Ilhéus e resultado de várias conversas do terreiro  de matamba tombenci neto e a RENAFRO através do Ogã José Marmo Silva do Rio de Janeiro um dos representantes da rede nacional  e do Tata Marinho Rodrigues do Terreiro  de Matamba  tombenci neto  e da ONG.Gongombira de Ilhéus. O evento vai acontecer nos dias 09 e 10 de Agosto no terreiro de matamba tombenci neto que fica localizado no bairro da conquista é e aberto ar  todos os interessados. 

INFORMAÇÕES SOBRE A RENAFRO

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve iniciados(as) nas religiões de matriz africana, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro visando a promoção da saúde do povo de santo e simpatizantes das religiões de matriz africana. Criada em São Luis do Maranhão, durante o II Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (2003), a Rede vem realizando  vários encontros, treinamentos, seminários, produção de materiais informativos  com a finalidade de valorizar o saber dos terreiros em relação a educação e a saúde, assim como estabelecer parcerias com o Sistema Único de Saúde.
Objetivos da Rede: * lutar pelo direito humano à saúde; * valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação à saúde; * monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde, exercendo o controle social; * combater o racismo, o sexismo, e todas as formas de intolerâncias; * legitimar as lideranças de terreiros como detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada; * estabelecer um canal de integração e intercâmbio de saberes  entre os adeptos da tradição religiosa de matriz africana, os gestores, profissionais de saúde e conselheiros de saúde.
Atualmente a Rede conta com 32 núcleos no país e vem realizando uma série de seminários, encontros e treinamentos com a finalidade de incluir a população dos terreiros nos programas, ações e políticas públicas governamentais.

Lançamento do vídeo O Cuidar nos Terreiros 

O documentário, fruto da parceria entre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde(RENAFRO) e o Ministério da Saúde, tem como objetivo valorizar os saberes tradicionais dos terreiros no campo da educação em saúde, além de divulgar os terreiros como espaços de promoção da saúde e parceiros do Sistema Único de Saúde(SUS). O vídeo foi filmado em São Luís, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre mostrando a pluralidade cultural das religiões afro-brasileiras e sua importância na preservação da memória do povo negro.
           
PROGRAMAÇÃO: ENCONTRO  DA RENAFRO EM ILHÉUS        
09 de agosto de 2013(sexta)
Tarde (14 às 17h)- Oficina: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: histórico e conquistas
Como funciona uma Rede: desafios e perspectivas
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: histórico e conquistas
18h- Lançamento do vídeo O Cuidar nos Terreiros
10 de agosto de 2013(sábado)

Manhã (09as 12h) - Oficina: Construindo o Núcleo Ilhéus da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário