segunda-feira, 12 de agosto de 2013

TERREIRO MATAMBA DE PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA UESC!

O Terreiro Matamba Tombenci Neto participou no último dia 08 de agosto da audiência pública  sobre intolerância religiosa e violência racial no sul da Bahia promovida pela Uesc através do Laikos para apresentar o mapeamento dos terreiros da bacia do leste realizado pela professora Valéria Amim (Wáwè) também foi discutidos os casos da Yalorixá Bernadete Sauza do Babalorixá Fabricio Leal ambos de ilhéus e do jovem negro Jackson Antônio de Itacaré.
Veja como foi nossa participação e os encaminhamentos dessa audiência pública.





Constatações e requerimentos da Audiência Pública na UESC
por Saskya Lopes em 08/10/2013 
O Laikos, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-baianos Regionais (Kàwé) e a Rede de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa, realizou no dia 08/08/13 a Audiência Pública sobre Intolerância Religiosa e Violência Racial na UESC, participaram do evento representantes do movimentos sociais negros, MNU com Maria Domingas, sacerdotes e fieis do candomblé, alunos da UESC, professores, pesquisadores, representantes do judiciário de Ilhéus Dr. Helvécio Argolo, da OAB de Ilhéus e Itabuna, respectivamente Dr. Wagner Rodrigues e David Pedreira, o Secretário Municipal de Assistência Social de Itabuna e também Presidente do Comitê de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna Dr. Carlos Trindade,  a Secretaria de Educação de Ilhéus Prof.ª Marlúcia Mendes, o Vice-reitor Evandro Sena, o Pró-Reitor de Extensão Raimundo Bomfim e a Coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa da Bahia Dra. Lilia Rosa.
Após apresentação de mapeamento dos terreiros da Bacia Hidrográfica do Leste, realizado pela prof.ª e pesquisadora do Kàwé Valéria Amim, que contabilizou cerca de 150 terreiros em Ilhéus e Itabuna, a audiência seguiu marcada pelo amplo debate e terminou com o requerimento de respostas para diversas questões raciais, assim sintetizadas:
·         Aprofundar estudos e constituição de documentos necessários para requerimento de regularização fundiária das propriedades de terreiros da região.
·         Apoio para regularização jurídica dos terrenos de terreiro.
·         Requerer, junto ao município de Ilhéus, uma área no Parque da Mata da Esperança para realização dos cultos.
·         Acompanhamento e posicionamento do Ministério Público para o caso de intolerância religiosa ocorrido em Ilhéus com Pai Fabrício Leal (entenda o caso).
·         Exigir da OAB, do Ministério Público e do Judiciário a apuração rigorosa dos homicídios de jovens negros em Itacaré.
·         Acompanhamento e divulgação da resposta efetiva da Justiça ao caso da Mãe Bernadete Souza (entenda o caso).
·         Verificar e divulgar o posicionamento oficial dos procedimentos exigidos pelos Municípios de Ilhéus e Itabuna para que templos religiosos tenham direito a isenção de IPTU, efetivando este direito aos terreiros.
·         Requerer agilidade para os processos de demarcação de territórios quilombolas e indígenas na região, inclusive os que possuem terreiros de Candomblé em sua área.
·         Requerer que o Ministério Público cobre a efetividade da Lei 10.639/03 e 11.645/08.
·         Requer ao LAIKOS que seja espaço de convergência e direcionamento das queixas de Bullying motivadas por Intolerância religiosa contra crianças e adolescentes.
O  Laikos se comprometeu a reduzi-as a termo e encaminhar às instituições responsáveis.
Veja as fotos da Audiência Pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário