terça-feira, 3 de setembro de 2013

.REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE (RENAFRO) CRIA SEU TRIGÉSIMO TERCEIRO NÚCLEO NO BRASIL EM ILHÉUS.

Em reunião realizada no ultimo dia 26 de Agosto em Ilhéus para formação do núcleo da Rede Nacional de Religiões Afro – Brasileira e saúde – RENAFRO, oficialmente o núcleo foi criado e seus representantes foram  escolhidos. Para Coordenação Geral foi escolhido o nome de Gilmario Rodrigues Santos (Tata Luandenkossi) do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Vice coordenação – Silvandira Caldeira da Silva do Terreiro Ylê axé ewá.  Para o núcleo dos Homens de Axé: 1- Gilvan Rodrigues Santos (Tata Kajiongongo) do Terreiro Matamba Tombenci Neto, 2- Gilmar Marques dos Santos (Yakatamba) do Terreiro Abassá de Leuá Tombenci Bisneto. Já para o núcleo das Mulheres de Axé: 1- Silvandira Caldeira da Silva do Terreiro Ylê axé ewá, 2- Glauce Santos de Souza Makota do Terreiro Matamba Tombenci Neto. Núcleo da Juventude de Terreiro: 1- Barbara Jacquelline Lemos Santos (Oyá Singuelê)  do Terreiro Matamba Tombenci Neto, 2- Ricardo Benedito dos Santos Junior (Gombenci) Terreiro Angola Xaomim. Tendo ainda escolhidos como Colaboradores: Jurandir Telles da Silva,  Eva Ferreira,  Eliana Vieira e  Joaques Silva, Todos ligados a saúde e com uma vivência nas religião de matrizes africanas.




A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve iniciados(as) nas religiões de matriz africana, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro visando a promoção da saúde do povo de santo e simpatizantes das religiões de matriz africana. Criada em São Luis do Maranhão, durante o II Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (2003), a Rede vem realizando  vários encontros, treinamentos, seminários, produção de materiais informativos  com a finalidade de valorizar o saber dos terreiros em relação a educação e a saúde, assim como estabelecer parcerias com o Sistema Único de Saúde.
Objetivos da Rede: * lutar pelo direito humano à saúde; * valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação à saúde; * monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde, exercendo o controle social; * combater o racismo, o sexismo, e todas as formas de intolerâncias; * legitimar as lideranças de terreiros como detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada; * estabelecer um canal de integração e intercâmbio de saberes  entre os adeptos da tradição religiosa de matriz africana, os gestores, profissionais de saúde e conselheiros de saúde.
Atualmente a Rede conta com 33 núcleos no país e vem realizando uma série de seminários, encontros e treinamentos com a finalidade de incluir a população dos terreiros nos programas, ações e políticas públicas governamentais.


Contatos RENAFRO ILHÉUS.(73) 8809-3958/8154-5402 Tata Luandenkossi (Marinho Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário