terça-feira, 21 de outubro de 2014

Projeto Mãe Ilza Mukalê II realizou Oficinas e a 3ª rodada dos Encontros da Tradição Oral



3ª rodada dos Encontros da Tradição Oral | Foto: Flávio Rebouças
​Depois de uma semana de intensas atividades envolvendo a oficina de Confecção de Instrumentos de Percussão, ministrada pelo educador social Mill Onilètó, foi realizada no projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória, na sexta (17/10) à noite, a 3ª rodada dos Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo no Terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus.


Preta Ashanti | Oficina de Joias de Asé | foto: Flávio Rebouças
 Nesta edição do Encontro da Tradição Oral, que contou com a participação do maranhense Mill Onitlètó como convidado de Mãe Ilza Mukalê, falando sobre o tema “Antiguidade é Posto: Dialogo musical entre o novo e o antigo”, discutiu-se o papel político e social da juventude na salvaguarda do saber tradicional de matriz africana, bem como o relação da música e dos tambores como importantes estratégias e tecnologias ancestrais de manutenção da cultura negra.
No dia seguinte, continuando o funcionamento do projeto Mãe Ilza Mukalê II, agora com as ações do Curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, foi oferecida a oficina de Confecção de Jóias de Asé. A oficina foi ministrada por Preta Ashanti e Preta Bia,  que são integrantes da Casa do Boneco de Itacaré.


O projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória (MIM II), que desenvolve o Curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais e os Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo, é uma realização da ONG Gongombira. O projeto MIM II tem o apoio da UESC, do Bloco Afrocultural Dilazenze, da UNIRIO, do Teatro Popular de Ilhéus e o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Vídeo da Oficina de Confecção de Joias de Asé: https://www.youtube.com/watch?v=X_Bxw2E-5pw

Nenhum comentário:

Postar um comentário