quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Grupos de samba de Ilhéus festejam o Dia Nacional do Samba


Para comemorar o Dia Nacional do Samba, em Ilhéus, as secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur) organizaram show com a participação dos grupos “Samba Light”, “Samba de Treita”, “Mania de Pagode” e “Samba Comigo Ninguém Pode”, além dos músicos Keketa e Paulinho Xoxô. O evento, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 2, em palco montado na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, contou com mais de cinco horas de música. 

Durante a apresentação, o público teve a oportunidade de se deliciar com vários ritmos musicais, a exemplo de sambas de roda, enredo, canção e de breque, partido alto e pagode. A estudante universitária Carleane Mota Lélis elogiou a iniciativa: “Estou deslumbrada com tudo isso. Não importa se o ritmo aqui é lento ou acelerado, porque os músicos de Ilhéus são bem preparados e o povo caiu pra valer, no samba. Este show é igual à apresentação de sambistas e pagodeiros que fazem sucesso no eixo Rio-São Paulo”.
Para a estudante itabunense Sheila Evaristo Sena, é muito difícil ouvir o toque do pandeiro e não cair na roda de samba. “Os organizadores do evento estão de parabéns porque prestaram significativa homenagem a um dos ritmos mais populares do país”, observou.
Já Marinho Rodrigues, coordenador do Memorial da Cultura Negra, da Secult e diretor da ONG Gongombira, lembrou que existem no município de Ilhéus inúmeros grupos de samba, a exemplo dos tradicionais, como o Tengão (no Alto da Conquista). o da Sucam e do Suingue Bar, no bairro do Malhado.
De acordo com Marinho Rodrigues, o projeto Dia do Samba é uma proposta da atual gestão da cultura local e tem como objetivo estimular os grupos de samba que atuam no município e que precisam de apoio e mais visibilidade. “Na verdade, além de servir de incentivo aos nossos músicos, também visa manter viva a tradição do samba na nossa cidade, focando também os terreiros de candomblé de Ilhéus que mantêm a tradição do samba de roda”, afirmou.

 por Secom

03/12/2014 17:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário