quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PROJETO TERREIRO LEGAL EM ILHÉUS


A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus promove o projeto Terreiro Legal entre os dias 12 e 13 de Dezembro no auditório Sosígenes Costa, no anexo da Casa de Cultura Jorge Amado, no Centro. O projeto já foi realizado com sucesso no Rio de Janeiro, cidade da qual virá os dois responsáveis pela capacitação, e pela primeira vez ganha uma versão baiana. O evento tem como objetivo informar e capacitar sacerdotes, interessados e praticantes das religiões afro-brasileiras sobre importantes  aspectos relacionados ao livre exercício do direito à liberdade de crença e de religião. O projeto está sendo realizado numa parceria entre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), e a Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (SECULT).



 O projeto tem como base, a proposta de realizar dois encontros com a finalidade de informar as lideranças de terreiros sobre doutrina, legislação e direitos. O evento também contará com uma mesa de negociação sobre os direitos garantidos pela legislação brasileira e internacional, para que as pessoas pertencentes às comunidades de terreiro possam exercitar e defender a sua cidadania, assim como combater as diversas formas de intolerância e discriminação da população de Terreiros. O projeto conta com a participação de lideranças de terreiros, juízes, Ministério Público, OAB, defensoria pública, autoridades policiais, entre outros.
 Além de informar sobre direitos e deveres da comunidade, o evento pretende também sensibilizar os representantes das carreiras jurídicas, públicas ou privadas, bem como os gestores da administração pública, para os direitos das pessoas que pertencem às Comunidades de Terreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário