segunda-feira, 4 de maio de 2015

Medalha Zumbi dos Palmares para José Carlos Arandiba

Honraria requerida pelo vereador Moisés Rocha é dedicada aos que atuam no combate ao racismo


Valdemiro LopesCrédito: Valdemiro Lopes
A Câmara Municipal de Salvador outorgou, na noite desta quinta-feira (30), a Medalha Zumbi dos Palmares ao coreógrafo José Carlos Arandiba, o Zebrinha. A homenagem, requerida pelo vereador Moisés Rocha (PT), é concedida pelo Legislativo Municipal reconhecendo o trabalho de personalidades soteropolitanas que combatem a intolerância e a discriminação racial. 
A sessão solene foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino ao Dois de Julho. Em seguida, o vereador Moisés Rocha destacou a importância da Medalha Zumbi dos Palmares, uma das mais requisitadas da Câmara. “É uma honraria de grande impacto dentre os títulos ofertados pela Casa, porque valoriza um seguimento da sociedade que não era reconhecido”, disse.
Moisés Rocha ainda enfatizou a trajetória de Zebrinha, que nasceu em Ilhéus, mas se criou em Salvador, no bairro da Liberdade. “Hoje, Zebrinha é um dos coreógrafos mais qualificados do mundo, e toda sua atuação é voltada para melhorar este mesmo mundo e as pessoas que nele vivem. Sua experiência e sua luta são voltadas para a sociedade”, frisou o vereador.
Com os braços erguidos e punhos cerrados em sinal de resistência, José Carlos Arandiba foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelos vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Luiz Carlos Suíca (PT). A Medalha Zumbi dos Palmares foi entregue ao homenageado por sua mãe, Gildete da Silva Gomes, e demais familiares. “Dedico esta Medalha às crianças negras de Salvador”, declarou na tribuna.
Ainda no evento, com o ator Jorge Washington na condição de mestre de cerimônia, membros do Bando de Teatro Olodum encenaram pequenas peças para um público que lotou o Plenário.
Arte e cidadania
O ator, apresentador, cineasta e escritor, Lázaro Ramos, com que Zebrinha trabalhou no Bando de Teatro Olodum, disse que o amigo é sua maior influência. “Zebrinha é meu mestre, meu pai, minha maior influência artística e cidadã. O nome dele honra o de muitos outros que o enxergam como exemplo através de suas palavras e atitudes”, salientou.
Grato pela outorga da Casa Legislativa, Zebrinha revelou que não se considera merecedor de tamanha homenagem. “Eu não me acho merecedor desta honraria, mas, por outro lado, acho que eu acabo representando todos os cidadãos que lutam pela injustiça social e racial, e os que combatem a morte iminente de crianças e adolescentes”, disse.
Trajetória
Graduado em dança clássica e moderna na Holanda, José Carlos Arandiba aprimorou sua técnica e realizou apresentações em países como Suécia, França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica. Diretor artístico do Balé Folclórico da Bahia, o coreógrafo desenvolve importante trabalho de formação de dançarinos que integram hoje elencos de grandes companhias internacionais.
Zebrinha é coordenador e coreógrafo do Bando de Teatro Olodum, desde 1992, onde participou da montagem de espetáculos de sucesso como “Cabaré da RRRRRaça”, “Sonho de uma noite de verão”, “Ó, Pai,Ó” e “Áfricas”. Em 2011, ganhou o Prêmio Braskem de Teatro na categoria especial pela coreografia do espetáculo “Bença” do Bando de Teatro Olodum.
Integraram a mesa solene, o vereador Moisés Rocha, presidindo a sessão; o vereador Luiz Carlos Suíca; a ialorixá Mãe Obá; o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; a coreógrafa e professora, Lia Robato; a bailarina e professora do Balé Folclórico da Bahia, Nildinha Fonseca; o ator Lázaro Ramos; e a cantora lírica, Inaicyra Falcão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário