quarta-feira, 20 de maio de 2015

X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras aconteceu em Ilhéus

Sediado em Ilhéus, e iniciado na última quinta-feira, 14, o X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde discutiu, durante três dias o tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus através da Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas, com apoio da Bahiatursa e da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, o evento se estendeu até o dia 16, e contou com participação de representantes de mais de 15 estados brasileiros.
Com um público de mais de 150 pessoas de diversas regiões do país, o seminário discutiu as políticas de promoção de equidade em saúde, incentivando a população de terreiros a participar dos processos nas Conferências de Saúde e visibilizar as práticas de cuidados dos terreiros e seus aspectos culturais, suas conexões com o Sistema Único de Saúde (SUS), a importância dos saberes tradicionais dos terreiros, a intolerância religiosa, além de divulgar a Década Internacional dos Afrodescendentes.
No último dia, durante os grupos de trabalhos, foram discutidos temas como a criação de oficinas para adolescentes e jovens de terreiro e a luta contra o racismo institucionalizado. Além de conscientizar a população acerca da importância dos homens e mulheres de terreiros em fóruns sociais para discutir políticas públicas. Também foram eleitos representantes para o núcleo Juventude de Terreiro e a proposta de criação do Encontro Municipal de Homens de Axé em Ilhéus.
Mulheres de Axé - Em paralelo, no dia 14, aconteceu o I Encontro Municipal Mulheres de Axé, com a participação de Saskya Lopes, mestre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenadora dos projetos Laikos e Ser Mulher; Mãe Bernadete de Oxóssi, representando o Ilê Axé Odé Omin Ewá; Cecília Alves, representante da Secretaria Municipal de Saúde; Mãe Laura, representante da festa de Iemanjá em Ilhéus e Marlucia Rocha, Secretária de Educação de Ilhéus.
O encontro foi norteado por debates sobre mulheres de terreiros e seus saberes tradicionais, políticas públicas voltadas para as mulheres em Ilhéus e saúde da mulher.
Para o coordenador da Renafro Nacional, José Marmo, o evento é importante para que “a gestão pública possa valorizar e reconhecer os saberes dos terreiros do que se refere à promoção da saúde e das práticas de cuidado à saúde”. Para o Secretário de Cultura, Paulo Atto, com este evento foi possível “inserirmos Ilhéus no panorama nacional das políticas públicas desenvolvidas para as religiões afro-brasileiras, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social.”
Durante o evento, houve também uma feira criativa aberta ao público, com venda de artigos produzidos em diversos terreiros. Além de apresentações culturais, com o grupo Samba de Treita, a Orquestra Gongombira e o Grupo de Capoeira de Liberdade, entre outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário