segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os Filhos da Mata – A Luta da Reserva Pataxó da Jaqueira

Os Filhos da Mata - A Luta da Reserva Pataxó da Jaqueira
Na última sexta-feira, 19, tive a oportunidade de assistir ao documentário “Konehop Upu Ibá (Os Filhos da Mata) – A Luta da Reserva Pataxó da Jaqueira”, produzido pelo coletivo En Cleta Vamos, formado por quatro amigos latino-americanos, que viajam pelo Brasil de bicicleta exibindo filmes relacionados a nossa cultura.

O documentário retrata a luta dos índios Pataxós, que vivem na Reserva da Jaqueira, localizada a 13 km de Porto Seguro. Mais 30 famílias Pataxós vivem dentro da reserva, que escolheram para preservar a cultura indígena viva e cuidar dos 827 hectares de Mata Atlântica do local.

Através de entrevistas com diversos índios, o filme aborda as causas e as consequências do massacre que ocorreu ano 1951, quando os índios lutaram por suas terras e foram mortos de formas cruéis. Além de exporem o processo burocrático de homologação e demarcação do território indígena, e a criação da escola indígena dentro da aldeia, que busca preservar o idioma e os costumes dos Pataxós.

As tradições e costumes dos índios são contados através dos olhares de diversos índios, desde crianças até os mais idosos, onde cada um expõe a beleza em ser índio Pataxó e a importância em se preservar a sua cultura.

O documentário enfatiza também a importância das mulheres na construção da história da comunidade indígena na Reserva da Jaqueira, pois há diversas mulheres líderes e que possuem direitos e deveres iguais aos homens indígenas. Assim, mostrando a existência da igualdade entre os gêneros dentro da reserva.


Outro aspecto importante, que também é retratado no documentário, é o racismo contra índios e o preconceito contra a cultura indígena, que mata e machuca até hoje. Pode ser em menor quantidade do que quando o Brasil foi “descoberto”. No entanto, a dor e as cicatrizes são tão cruéis quanto as de mais de 500 anos atrás.

O filme aborda também como o etnoturismo surgiu na comunidade, através da necessidade de se mostrar às pessoas a cultura indígena e também como opção de geração de emprego e renda dentro da reserva. O etnoturismo dentro da Reserva da Jaqueira consiste em mostrar aos homens e mulheres “civilizados” a cultura indígena, suas tradições, costumes e rituais.

Por fim, o documentário é lindo. Assistir ao filme foi um choque de realidade, pois pude perceber que os índios sofreram e ainda sofrem com problemas que sequer deveriam existir. A história do Brasil começa com um descobrimento que nunca existiu, para dessa forma, tornar legítimo o roubo das terras indígenas pelos portugueses e outros imigrantes.
Haverá exibição gratuita:
- Quinta 25/06 as 14hs. Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB (Itabuna) Na sede em Ferradas.
- Sábado 27/06 as 18hs. no Grupo Afro Cultural Dilazenze (Av. Brasil 512 - Conquista, Ilheus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário