quarta-feira, 25 de maio de 2016

Teatro no Terreiro agita sul da Bahia e capital


O projeto Teatro no Terreiro – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiros de Candomblé passará por três cidades baianas, de 28 de maio a 12 de junho, com diversas ações culturais nos terreiros Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus, Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna, e Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé, em Salvador. Todas as atividades da programação serão gratuitas e destinadas a público-alvo constituído pela comunidade de cada terreiro e demais interessados. A iniciativa tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

As atividades começam em Ilhéus , dia 28 de maio, no terreiro Matamba Tombeci Neto, localizado no Alto da Conquista, com a oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral, das 9h às 17 h, ministrada pelo ator, diretor, professor e mestre em artes cênicas, Rafael Morais. Com carga horária de seis horas, a oficina possui 20 vagas disponíveis.

No mesmo dia, às 19h, será apresentado o espetáculo Na Teia de Ananse – Trama da Palavra, com a atriz Tânia Soares, baseado em contos e mitos de matriz africana, que revela a magia dos narradores africanos, os griots. Logo após o espetáculo, se iniciará a Roda de Conversa Griô, que proporcionará ao público momentos de reflexão sobre teatro, tradição oral e vivência cultural, com participação da ialorixá e atriz, Mãe Ilsa Mukalê, do produtor cultural Marinho Santos e dos diretores Rafael Morais e Tânia Soares, do grupo Teatro Griô.

No domingo, dia 29, das 13h às 17h, acontecerá a Oficina de Iniciação à Produção Teatral com 20 vagas disponíveis, ministrada pelo produtor e especialista em Gestão Cultural Elson Rosário. Ele apresentará conceitos, instrumentos e técnicas básicas de produção teatral na criação e viabilização de planos de ação para realização de espetáculos teatrais, tendo o objetivo de contribuir para a formação inicial de novos produtores teatrais em âmbito local.

Como resultado das oficinas, será apresentada a mostra Histórias Griô, ainda no dia 29, às 17h30. E para finalizar a programação do dia, o espetáculo O Caçador de Sonhos, inspirado nos Mitos dos Orixás, no qual o ator Rafael Morais viverá um contador de histórias que faz uso de cantigas, orikis e mitos dos orixás, além de brincadeiras e memórias da própria vida contadas com técnicas de clown e improvisação teatral.

No dia 4 de junho (sábado), às 20h, o grupo volta ao terreiro Matamba Tombeci Neto para encerrar a programação do projeto em Ilhéus, com o espetáculo Histórias de Mãe Beata, do qual a ancestralidade e a sabedoria popular são fios condutores da narrativa. As fábulas trazem à cena os contos da Ialorixá de Cachoeira, Mãe Beata de Yemonjá, registrados no seu livro Caroço de Dendê e em suas tramas, sempre costuradas por músicas e danças.

Em Itabuna, também no dia 4 de junho, a programação se instala no Terreiro Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, situado no Bairro Santa Inês, com realização simultânea da Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral, das 9h às 17h e da Oficina Iniciação à Produção Teatral com Elson Rosário das 13h às 17h.

No dia seguinte, 5 de junho (domingo), às 13h, acontecerá a Mostra de Histórias Griô com alunos das oficinas seguida pelas apresentações de O Caçador de Sonhos às 14h30 e Na Teia de Ananse - Trama da Palavra, às 15h30 e Histórias de Mãe Beata com Grupo Teatro Griô, às 16h30. Logo após as encenações, ocorrerá o debate Roda de Conversa Griô com participação do babalorixá Ruy Póvoas, da mãe de santo e os atores Alba Cristina, Rafael Morais e Tânia Soares.

Capital - Em Salvador, o projeto prossegue no Terreiro Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé, no Alto do Gantois, com a realização da Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral no dia 10 de junho (quinta), das 9h às 17h. A Oficina Iniciação à Produção Teatral, com Elson Rosário, será na sexta (11), das 8h às 12h e a apresentação de O Caçador de Sonhos será às 19h. Na sequência, às 19h45, será realizada a Roda de Conversa Griô com a profa. Dra. Vanda Machado, a atriz e produtora cultural Déa Márcia e o ator Rafael Morais e às 20h30 se apresentará o espetáculo Na Teia de Ananse- Trama da Palavra.

No domingo, dia 12, às 17h, os alunos das oficinas apresentarão a mostra Histórias Griô que será seguida pela apresentação do espetáculo Histórias de Mãe Beata com Grupo Teatro Griô, às 19 h encerrando as atividades do projeto.

Todas as oficinas devem ser feitas mediante o preenchimento de formulário específico que pode ser acessado pela internet no blog
http://teatronoterreiro.blogspot.com.br/.

Teatro no Terreiro é uma realização do produtor e gestor cultural Elson Rosário em parceria com o grupo Teatro Griô e com a produtora executiva Nelma Belchote.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: 
www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO


Teatro no Terreiro

Onde:
 Ilhéus - Terreiro Matamba Tombeci Neto – Alto da Conquista
Quando:

28/05 – Sábado
09h às 12 h e das 14h às 17 h – Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral com Rafael Morais.
19h - Apresentação Na Teia de Ananse com Tânia Soares.
19h45 – Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê, Marinho Santos, Rafael Morais e Tânia Soares

29/05 – Domingo
13h às 17h ‒ Oficina Iniciação a Produção Teatral com Elson Rosário.
17h30 - Mostra de Histórias Griô com alunos das oficinas.
19h - Apresentação O Caçador de Sonhos com Rafael Morais.

04/06 – Sábado
20h - Apresentação Histórias de Mãe Beata com Grupo Teatro Griô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário