quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Kabengele Munanga Visita o Memorial Unzó Tombenci Neto em Ilhéus.


O Memorial Unzó Tombenci Neto recebeu ontem (15) de novembro a visita do Antropólogo congolês Kabengele Munanga, um dos nomes mais respeitado na Antropologia Brasileira. A visita foi guiada pelos membros do Terreiro Matamba, seguido de um bate papo com Mãe Ilza Mukalê, Matriarca do Terreiro Matamba. O Antropólogo congolês ficou encantado com o Memorial Unzó Tombenci Neto e com a preservação da cultura banto no Terreiro Matamba,  prometendo  volta mais vezes ao Terreiro.  






                                        Conheça mais sobre Kabengele Munanga.
Kabengele Munanga nasceu na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, membro do povo luba. Aos dez anos deixou a aldeia para estudar em outras cidades, em escolas coloniais católicas. Em 1964 ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Oficial do Congo, em Lubumbashi, inscrevendo-se dois anos depois no recém-criado curso de Antropologia. Ao terminar a graduação em 1969, foi convidado para fazer mestrado na Universidade de Louvain, na Bélgica. Kabengele voltou ao Congo para terminar sua tese, mas não pode concluí-la; o domínio político da ditadura da recém-criada República do Zaire sobre a universidade o impediu. Chegou ao Brasil por convite do professor Fernando Mourão, da Universidade de São Paulo, onde terminou seu doutorado e retornou ao Congo.[1] Em 1980 estabeleceu-se no Brasil, para assumir a cadeira de Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, muda-se definitivamente para São Paulo. Foi professor de antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, vice-diretor do Museu de ArteContemporânea, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Centro de Estudos Africanos da USP.(retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Kabengele_Munanga)
Possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil.
É  também professor sênior da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
É autor de vários livros, entre eles:
“Origens africanas do Brasil conteporâneo: Histórias, línguas, culturas e civilizações.”
“Negritude - Usos e sentidos.”
“Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade Nacional versus Identidade Negra”
“O negro na sociedade brasileira: resistência, participação, contribuição”
(retirado da Plataforma Lattes – CNPq).


Nenhum comentário:

Postar um comentário