quinta-feira, 9 de março de 2017

Entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017 teve muita emoção e homenagem às mulheres


A entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017, na noite da última quarta (08), foi marcada por muita emoção. No Dia Internacional da Mulher, doze mulheres foram homenageadas por suas contribuições profissionais e sociais em suas respectivas comunidades. O evento foi realizado pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
A entrega do troféu marcou a abertura da IV Semana Mãe Ilza Mukalê. Matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Mãe Ilza, como é carinhosamente conhecida, rendeu homenagens a Camila Ritheto Cassano, vice-presidente da Associação De Capoeira Angola Mucumbo e professora da Uesc; Larissa Lisboa, estudante de Filosofia da Uesc e diretora da Associação Centro Educacional De Ação Integrada (Aceai); Maria Da Conceição Ribeiro, mais conhecida como Nega Vida, primeira rainha do Bloco Afro Dilazenze e voluntária em diversos projetos sociais e Daniela Galdino, poeta, performer e professora da Uneb.
Também foram homenageadas, Ronara Criola, professora e cantora, de Itacaré; Sueli Conceição, professora da UFBA e membra do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê; Cynthia Santos Barra, professora da UFSB; Ana Cláudia Cruz Da Silva, professora da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro; Dani Jêje,coordenadora e produtora da grife Quilombo D'Oiti; Neide Rodrigues, filha de Mãe Ilza Mukalê, coreógrafa, bailarina e massoterapeuta; Eloah Monteiro, jornalista e cantora e, por fim, Adélia Pinheiro, médica, professora universitária e atual reitora da Uesc.
As atividades da IV Semana Mãe Ilza prosseguem nesta quinta-feira (09), às 19 horas, com uma aula aberta de percussão, com Marinho Rodrigues, e dança afro, com Neide Rodrigues. Na sexta-feira (10), acontece o Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e convidados. No sábado (11), o Otambí de Verão será especial recebe Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda. O evento em comemoração aos 83 anos de Mãe Ilza será aberto ao público, às 20 horas, no Espaço Cultural Dilazenze.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário