segunda-feira, 6 de março de 2017

IV Semana Mãe Ilza Mukalê acontece de 8 a 11 de março, em Ilhéus


Em sua quarta edição, a Semana Mãe Ilza Mukalê será realizada de 8 a 11 de março, para celebrar o Mês da Mulher, com uma série de atividades no Terreiro Matamba Tombenci Neto, como homenagens às mulheres, rodas de conversa e diversas apresentações culturais.
As atividades da IV Semana Mãe Ilza, tem início com a entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê 2017, na quarta-feira (08), às 19 horas, quando serão homenageadas treze mulheres, de Ilhéus, Itabuna e outras cidades da Bahia. A cerimônia também terá diversas intervenções artísticas.
Na quinta-feira (09), a partir das 19 horas, será realizada uma aula aberta de Percussão, com Marinho Rodrigues, e Dança Afro, com Neide Rodrigues. Na sexta-feira (10), acontece o Encontro da Oralidade: Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê e Convidados, para discutir sobre a resistência da mulher negra na sociedade brasileira.
No sábado (11), para encerrar a IV Semana Mãe Ilza Mukalê, o Otambí de Verão será especial, com as participações de Ronara Criola, de Itacaré, e Paulinho Xoxô & Banda. O evento em comemoração aos 83 anos de Mãe Ilza é aberto ao público, com início às 20 horas, no Espaço Cultural Dilazenze.
Mãe Ilza, como carinhosamente é chamada, assumiu a liderança do Terreiro Matamba Tombenci Neto em 1975 e representa a quarta geração da família Rodrigues na liderança do terreiro e explica a importância da Semana Mãe Ilza Mukalê. “O evento, que já acontece há quatro anos, é especial para mim, pois exalta a força e a resistências das mulheres com a entrega do troféu e também é quando comemoro mais um ano de vida”, destaca Mãe Ilza.
A iniciativa é da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário