terça-feira, 21 de março de 2017

Projeto Otambí estimula pequenos empreendedores e fomento da cultura em Ilhéus

                          Vane Rodrigues e Gerson de Souza - Foto Marinho Rodrigues

O projeto Otambí é uma iniciativa da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania que, esse ano, conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A ideia de manter uma programação cultural contínua durante o verão, teve início em 2010 e, desde então, estimula tanto o empreendedorismo de pequenos comerciantes quanto o fomento da cultura local.
Com a promoção de oficinas, shows, rodas de conversa, entre outras atividades, o projeto Otambí passou a fazer parte do calendário ilheense e a atrair um público assíduo. Durante as apresentações musicais no Otambí de Verão são vendidos lanches, cervejas, refrigerantes e também bijuterias e diversos artesanatos. Gerson de Souza, comerciante, complementa a renda da casa com a venda de quitutes durante os shows. “Desde 2010 participo do projeto com a venda de doces e salgados e o que arrecadamos faz uma grande diferença na nossa renda do mês”, ressalta.

                                      Wany Neves, artesã _ Foto Talita Barbosa

Wany Neves, artesã, expõe suas criações durantes os shows no Otambí de Verão, que denomina de “bijuterias étnicas”, com as quais ela busca expressar sua consciência social e racial e também complementar a renda mensal. “O Otambí de Verão permitiu expor meu trabalho, além de fortalecer a minha relação com os clientes, já que é um espaço que incentiva a produção cultural em suas diversas áreas”, completa Wany. Já o coordenador geral do projeto, Marinho Rodrigues, acredita na importância de estimular o comércio local. “Com o projeto, além de fomentar a cultura regional, através da contratação de artistas de Ilhéus e cidades vizinhas, também nos preocupamos em dar oportunidade e ceder espaço do projeto para pequenos comerciantes do bairro”, destaca Marinho.

Com uma proposta de dinamização das ações socioculturais, constantemente realizadas no Terreiro Matamba Tombenci Neto, o projeto Otambí, por meio da criação de uma programação regular de atividades culturais durantes os meses de fevereiro, abril e março desse ano, teve também como objetivo reafirmar a sede do Terreiro Matamba Tombenci Neto e suas adjacências (Barracão; Memorial; Ponto de Leitura; Praça e Espaço Cultural Dilazenze) como um complexo cultural comunitário no bairro da Conquista, em Ilhéus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário